-
Arquitetos: Laboratorio de Acupuntura Urbana
- Ano: 2021
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Desenvolvimento Comunitário CDC é um complexo arquitetônico onde são oferecidos uma série de serviços de assistência social, que favorecem o bem-estar e a participação social da população beneficiária, por meio de programas que favorecem uma melhor organização e integração da comunidade. Através do CDC é possível contribuir para o desenvolvimento integral das famílias e comunidades, a partir de uma perspectiva de gênero, através de programas para povos indígenas e grupos vulneráveis, e contribuir, através da educação da população, para a melhoria da segurança pública e para a conservação do meio ambiente.
O CDC é parte de uma ampla estratégia de apoio ao desenvolvimento de capacidades e oportunidades para a população de Tapachula, contribuindo para a transformação dos bairros e áreas periféricas urbanas próximas em lugares mais seguros, produtivos e habitáveis. A integração social e o desenvolvimento comunitário serão favorecidos, a convivência promovida, e a identidade coletiva reforçada através do acesso a serviços como: assistência médica básica, saúde mental, trabalho social, treinamento profissional, esportes e recreação, cuidado infantil, desde o nível maternal até o pré-escolar, ajuda alimentar direta, trabalho social, entre outros.
O projeto é composto de duas partes principais: a área construída, que consiste em 6 módulos, e a área livre. Os módulos oferecem diferentes serviços à população, entre os quais estão: crianças, desde o nível maternal até o pré-escolar, pessoas com deficiência, mães de família e pessoas em situações vulneráveis. As áreas externas incluem: um fórum, uma praça de acesso, estacionamentos e um pátio de descarregamento. Os seis módulos são independentes uns dos outros e oferecem os seguintes serviços: apoio comunitário, Governo, educação e capacitação, recreação, Centro de Atenção ao Desenvolvimento Infantil (CADI), e serviços.
A entrada principal para o CDC está localizada em frente à Avenida 8va Norte. A partir da praça de acesso adentra-se o fórum ao ar livre, ao lado do qual há degraus que permitem o acesso ao módulo de Apoio Comunitário e, ao mesmo tempo, favorecem a permanência dos usuários e a realização de atividades culturais ao ar livre. Todos os módulos, com exceção do que recebe o apoio comunitário, estão localizados na parte norte do terreno a um nível inferior ao do acesso, e são apoiados em estacas; isto permite a infiltração da água da chuva e o uso do solo com áreas protegidas do sol e da chuva. O acesso aos módulos é feito através de um corredor central elevado, o que favorece vistas distantes e a observação da natureza a partir de uma posição privilegiada.
O parque do café é um espaço aberto e arborizado de uso comunitário, destinado ao passeio, descanso e convivência; possui percursos e locais de descanso, caminhos para interpretação ambiental, jogos, quadras ao ar livre, áreas de recreação infantil, banheiros e áreas verdes. Como a população local frequenta o Parque del Café para atividades esportivas e recreativas, o principal critério de projeto é respeitar o máximo possível as áreas verdes e reabilitar as instalações existentes.
O projeto consiste em 4 zonas: acesso; módulos; esportes e recreação; passeios do café. Na área de acesso há: estacionamentos, praça de acesso e uma piscina natural. Os dois módulos construídos estão interligados um com o outro e mantêm a linha de projeto arquitetônico do CDC.